Casa Museu Frederico de Freitas

A Casa Museu Frederico de Freitas apresenta coleções seculares de escultura, pintura, gravura, mobiliário, cerâmica e cristais pertencentes ao advogado, notário e colecionador madeirense Dr. Frederico de Freitas.
De proporções imponentes e chamativa cor avermelhada, esta casa-museu constitui uma presença marcante na íngreme Calçada de Santa Clara e um elemento de destaque no âmbito da arquitetura civil urbana da zona histórica de São Pedro e do centro do Funchal.
Também é conhecida por Casa da Calçada, antiga residência dos Condes da Calçada, cujos antepassados lhe estão associados desde os seus primórdios, no século XVII.
Este edifício, outrora propriedade do Dr. Frederico de Freitas (1894-1978), advogado, notário e colecionador madeirense, reúne um impressionante conjunto de obras de arte, legadas à Região Autónoma da Madeira em 1978.
O acervo deste museu integra coleções marcantes de escultura, pintura, gravura, mobiliário, cerâmica, cristais e objetos em estanho datados dos séculos XVII ao XIX. A temática religiosa domina a escultura e a pintura e, salvo alguma imaginária luso-oriental, as peças são predominantemente europeias. A singular Coleção de Canecas envolve outras tipologias afins que, do século XVIII ao presente, atestam proveniências diversas. Nas gravuras destacam-se as relativas à Madeira, importantes fontes iconográficas dos séculos XVIII e XIX.
O projeto do museu ficou completo em 1999 com a conclusão da Casa dos Azulejos, construída especialmente para abrigar a eclética e vasta coleção de azulejaria, com peças orientais, islâmicas, medievais, majólica e uma mostra de azulejaria holandesa. O núcleo português, que inclui um importante conjunto de padronagem seiscentista, evoca a produção nacional até à atualidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.