Freguesia do Paul do Mar

Festas

Santo Amaro (15 de Janeiro)
Santíssimo Sacramento (penúltimo domingo de Agosto)
Nossa Senhora da Conceição (8 de Dezembro)

Património

• Igreja matriz
• Fontanários Públicos

Outros Locais

• Sítio da Lagoa
• Vista paisagística

Colectividades

• Banda Musical “Paulense”

Paróquia

• Paul do Mar

História

A vila é totalmente cercada por inacessíveis escarpas. Deste facto resultou que, todos os contactos com as outras localidades, fossem estabelecidos por mar. Só há poucos anos foi construída uma estrada que a pôs em contacto com o resto da ilha.
É uma pequena vila piscatória atravessada por uma única estrada marginal por onde se passeiam os visitantes e os naturais que, aos domingos, vestem os seus melhores fatos, ofertados pelos familiares emigrados.
Até aos anos quarenta, porque o surto de emigração ainda não era relevante, chegou esta freguesia a alcançar um significativo desenvolvimento. Possuía uma fábrica de conservas de atum, um engenho e salinas. Contudo, este desenvolvimento conseguido extinguiu-se progressivamente.
A parte mais baixa da freguesia, a Alagoa, denominação que recorda as terras sempre alagadas no Inverno, por volta de 1930 transformou-se num campo de salinas, cuja exploração não se revelou compensadora, ao que essa actividade foi abandonada existindo, actualmente, em seu lugar, um campo de futebol no Verão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.