Freguesia do Jardim do Mar

Festas

Nossa Senhora do Rosário (7 de Outubro)

Património

• Igreja matriz
• Casa da Quinta da Piedade

Outros locais

• Miradouro da Eira
• Vereda para a freguesia dos Prazeres

Paróquia

• Jardim do Mar

História

Situada à beira-mar é limitada a norte, pela freguesia dos Prazeres, a sul, pelo Oceano Atlântico, a este, pela freguesia do Estreito da Calheta e a oeste, pela do Paul do Mar.
É provável que o Jardim do Mar constituísse uma fazenda povoada com capela, como aconteceu em tantos outros pontos da Madeira, tendo as fazendas e as capelas sido o primitivo núcleo populacional e o centro da futura freguesia.
Entre os mais antigos povoadores faz-se menção a Gonçalo Alves de Araújo que do Continente passou à Madeira no fim do século XV e que ali teve terras de sesmaria.
Foi, porém, mais rico sesmeiro aqui e no Paul do Mar, João de Couto Cardoso, tendo seus filhos instituído dois morgadios com sedes no Paul do Mar e no Jardim do Mar.
Reconhecida como curato em 1734, teve como sede a Capela de Nossa Senhora do Rosário, cujo fundador e ano de construção se desconhece.
Assim, pelo alvará régio de 15 de Novembro de 1734, nesta capela se estabeleceu a sede do curato que, contudo, ficou na dependência da paróquia do Paul do Mar.
Em 1676, aquando da criação da paróquia do Paul do Mar, é-lhe a freguesia do Jardim do Mar encorporada.
Embora esta freguesia se tivesse desligado da do Paul do Mar em 1836, só foi elevada à categoria de freguesia autónoma por carta régia de 24 de Junho de 1848. Por determinação deste alvará, é elevado este curato à categoria de paróquia independente, desligando-o da jurisdição canónica em que se encontrava da freguesia do Paul do Mar.
Mais tarde, em 1861, o Bispo D. Patrício Xavier de Moura, extinguiu a freguesia do Jardim do Mar, devido ao estado de ruínas em que se encontrava a igreja, ficando então anexada à freguesia do Paul do Mar.
Passados poucos anos foi novamente restabelecida a sua autonomia. Em 1906, edifica-se uma nova igreja paroquial, réplica da Catedral de Notre Dame de Paris, no mesmo local da velha ermida.
Nas proximidades da igreja paroquial, encontra-se a Capela de Nossa Senhora da Piedade, fundada em 1736 pelo morgado João de Couto Cardoso que, em 1825, foi reedificada pelo seu sucessor no morgadio, Francisco João de Vasconcelos de Couto Cardoso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.