Criado em 1832 e instalado em 1835, o Município de Santana foi extinto pelo Decreto de 10 de Dezembro de 1867, não sendo executado e restabelecido pouco depois. Esta extinção momentânea do concelho fez com que as freguesias do Faial e de São Roque do Faial passassem para o concelho de Machico e as freguesias do Arco de São Jorge e de São Jorge para o concelho de São Vicente.
fonte: cm-santana.com/pt
O primeiro presidente conhecido do concelho de Santana foi um vereador da Câmara Municipal de Machico e como primeiro administrador, desde 1848, o Capitão Luís Acciaioly.
Inicialmente o concelho de Santana constituía-se pelas freguesias do Arco de São Jorge, São Jorge, Santana, Faial, São Roque do Faial e Porto da Cruz. A última freguesia referenciada foi desanexada do concelho de Santana por Decreto de 15 de Outubro de 1852 e anexada ao concelho de Machico. A 5 de Julho de 1955, o Decreto n.º 40.221 fixou os atuais limites do concelho de Santana.
Mais recentemente, a 1 de janeiro de 2001 Santana foi elevada à categoria de cidade, sendo por isso considerada a primeira cidade do século XXI.