Museu de Arte Sacra

o Museu de Arte Sacra está instalado num palácio do século XVI, outrora residência dos bispos do Funchal e constitui um dos mais antigos e bem preservados museus do Funchal.
Encontra-se no antigo Paço Episcopal, fundado em 1594 por D. Luís Figueiredo de Lemos. É constituído por coleções de pintura, escultura, ourivesaria e paramentaria, cronologicamente datadas do período entre os séculos XV e XIX.
Das coleções do museu destacam-se dois grupos principais, o da Arte Flamenga, com pintura, escultura e ourivesaria, datável entre o fim do século XV e os primeiros anos do século XVI; e o da Arte Portuguesa, do período entre o século XV e o século XVIII.
A pintura flamenga dos séculos XV e XVI distingue-se não só pela grande qualidade dos quadros como também pelas suas grandes dimensões, pouco comuns nos museus da Europa. É de realçar ainda a coleção de escultura flamenga proveniente especialmente de Malines e de Antuérpia.
No núcleo de ourivesaria, que abrange os séculos XVI, XVII, XVIII e XIX, salienta-se a cruz processional de Água de Pena, datada do século XV, uma bandeja e um cálice com punção de Antuérpia, do século XVI, assim como a cruz processional, oferta de D. Manuel I à Sé do Funchal.
No núcleo dos paramentos, a maioria bordados a ouro e a matiz, destaca-se a casula bordada a ouro sobre lhama de ouro da Sé do Funchal.
Na varanda podem observar-se um painel azulejar azul e branco, típico do período de produção das oficinas de Lisboa, do segundo quartel do séc. XVIII, surgindo aqui a representação alegórica das Três Virtudes “Teologais”: Fé, Esperança e Caridade
O museu possui serviços educativos destinados aos vários públicos, nomeadamente crianças, jovens, terceira idade ou pessoas com necessidades especiais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.