Freguesia de Santa Luzia



Festas

Vera Cruz: segundo domingo de Maio
Santa Luzia: no domingo a seguir ao dia 13 de Dezembro

Património

• Capela do Descanso
• Capela dos Reis Magos

Outros Locais

• Igreja matriz
• Capela da Encarnação
• Museu Francisco Franco

Colectividades

• Banda Municipal do Funchal
• Associação Cristã da Mocidade da Madeira

Paróquia

• Santa Luzia

História

A freguesia de Santa Luzia confina a Leste com a Ribeira de João Gomes, que tem origem na Serra do Poiso, nela desembocando a Ribeira das Cales e a Oeste, com a Ribeira de Santa Luzia, que tem origem nos Picos do Areeiro e Escalvado, tendo por afluente os ribeiros Cideral, dos Frades, do Pisão e do Til onde, nas grandes invernias, correm abundantes caudais de água.
Das paróquias deste concelho, é uma das de mais recente criação, tendo sido constituída com terrenos pertencentes às freguesias da Sé e de Nossa Senhora do Monte, devido à necessidade de descongestionar a freguesia da Sé.
Com a publicação do decreto que estabeleceu a criação da freguesia do Imaculado Coração de Maria, em 15 de Dezembro de 1954, e o da rectificação dos limites das freguesias do concelho, levado a cabo pela Câmara Municipal do Funchal, a delimitação da freguesia passou a ser a seguinte: desde o antigo Caminho de Ferro, pelo eixo da nova estrada do Livramento, até o antigo Caminho dos Automóveis, descendo até o Caminho do Miradouro e seguindo o eixo do Caminho do Comboio até à Ribeira de João Gomes.
A capela de Santa Luzia foi sede da paróquia criada por alvará régio de D. Pedro II, datado de 28 de Dezembro de 1676. A edificação desta capela é atribuída a um neto de Gonçalves Aires, nos finais do século XV. Em avançado estado de degradação no primeiro quartel do século XVIII, dela resta apenas a imagem de Santa Luzia em madeira e a “Pedra de Ara”, que se encontram na actual igreja.
A sede da freguesia foi provisoriamente instalada na capela de Nossa Senhora da Encarnação, no convento do mesmo nome.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.