Freguesia do Seixal

Festas

Santo Antão (no domingo a seguir ao dia 17 de Janeiro),
Santíssimo Sacramento (penúltimo domingo de Agosto)

Património

• Igreja matriz
• Capela de Santo Antão

Outros Locais

• Chão da Ribeira (vale florestal de laurissilva)
• Fanal (zona verde com árvores milenares)
• Piscinas naturais de água salgada, Cais de Pesca do Seixal
• Cascata do Véu da Noiva e seu miradouro

Colectividade

• Clube Naval do Seixal

Paróquia

• Seixal

História

Não há informação correcta do nome da pessoa a quem foram atribuídas estas terras que hoje formam a freguesia do Seixal e também não se sabe quem teriam sido os seus primeiros povoadores. Contudo, a tradição oral refere que os primeiros povoadores se fixaram na Ribeira da Laje o que deveria ter a ver com a cultura de cereais.
A grande distância a que se encontrava dos núcleos populacionais de S. Vicente e de Porto Moniz e, por consequência, o seu isolamento, determinaram a construção de uma capela dedicada a Santo Antão, protector do gado.
Apesar do número limitado de habitantes, é criada a Freguesia do Seixal, por alvará de D. João III, datado de 20 de Junho de 1553, tendo-se constituído esta capela em igreja paroquial.
O território que constitui esta paróquia pertenceu primitivamente à freguesia de Porto Moniz, tendo sido encorporada no concelho de São Vicente, enquanto durou a supressão do concelho de Porto Moniz, isto é, entre 8 de Novembro de 1895 e 13 de Janeiro de 1898.
A designação de “Seixal” ou “Seisal”, deve-se à abundância de seixos, cuja profusão resulta do facto de ser uma localidade com fartura de água. Sabe-se que, em meados do século XV, já a videira se havia adaptado ao solo insular, ocupando uma posição relevante na economia destas populações e absorvendo uma porção considerável da área arroteada da ilha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.