Festas
Mãe de Deus (Primeiro domingo de Maio na capela)
Nossa Senhora das Candeias (2 de Fevereiro)
Santíssima Trindade (domingo mais próximo de 10 de Junho)
Nossa Senhora da Saúde (data móvel durante mês de Agosto)
Santíssimo Sacramento (Primeiro domingo de Julho)
Património
• Igreja matriz
• Capelas de Nossa Senhora da Conceição
• Nossa Senhora da Senhora das Candeias
• Mãe de Deus
Outros Locais
• Levada da Ponta do Sol
Paróquia
• Tabua
História
Fica situada na costa sudoeste da ilha da Madeira, entre a Ponta do Sol e a Ribeira Brava, junto da ribeira do mesmo nome.
Fazem parte desta freguesia os lugares da Bica do Pau, Barbusano, Boqueirão, Candelária, Corujeira, Massapez, Pico Ferreira, Praia, Ribeira, Ribeira Caixa de Baixo, Ribeira Caixa de Cima, Terça, Zimbreiros, Lugar da Serra e Lugares.
É esta freguesia atravessada pela ribeira de Tabua que tem origem nas vertentes do Pico das Pedras, na beira do Paul da Serra, e que corre na direcção Norte-Sul, desembocando na costa marítima.
1588 é a data mais provável para a criação desta freguesia, o que a torna uma das mais antigas da Madeira.
Foi criada a paróquia no século XVI, numa capela de pequenas dimensões (Capela dos Martins), da invocação da Santíssima Trindade.
A partir de 18 de Outubro de 1881, e para efeitos administrativos, esteve esta freguesia anexada à freguesia da Ponta do Sol, a cujo município pertenceu até à criação do município da Ribeira Brava, em 1914.
Presume-se que o seu nome derive de uma planta denominada tabua, utilizada no fabrico de esteiras e fundos de cadeiras, que parece ter existido nestes sítios. Aliás, Tabuaço, nome atribuído a outra localidade portuguesa, também terá tido origem na existência daquele vegetal.
Em documento do arquivo paroquial anterior a 1838, esta freguesia é designada por Atabua, nome que ainda hoje lhe é dado pelo povo.