Freguesia do Estreito de Câmara de Lobos

Festas

Nossa Senhora da Graça (15 de Agosto)
Santíssimo Saramento (3.º domingo de Agosto)
Espírito Santo (último Domingo Pentecostes)
Festa das Vindimas (Setembro)
Festa de Carnaval (Fevereiro)

Património

Igreja matriz
Capelas de Santo António,
 das Almas,
 de Santa Ana
Nossa Senhora da Encarnação

Outros locais

• Levada do Norte
• Boca dos Namorados


Colectividades

• Grupo Desportivo do Estreito de Câmara de Lobos
• Grupo Coral do Estreito
• Associação do Grupo de Jovens da Encarnação

Paróquias

• Estreito de Câmara de Lobos
• Garachico
• Encarnação

História

Confina esta freguesia a Norte com a do Curral das Freiras, a Sul, com a de Câmara de Lobos, a Leste, com a de Santo António, da qual está separada pela ribeira dos Socorridos, e a Oeste, com as da Quinta Grande, Campanário e Serra de Água.
Sabe-se que o arroteamento destes terrenos não foi tardio, pois já em meados do século XV ali existia uma capela de invocação a Nossa Senhora da Graça, em torno da qual se formou o primitivo núcleo populacional.
A constituição desta freguesia remonta ao ano de 1509, tendo-se estabelecido naquele templo a sede da nova paróquia. Em 1676 é-lhe concedido um curato. A capela de Nossa Senhora da Graça foi sujeita a grandes obras ao tempo da criação da freguesia e no último quartel do século XVII.
A origem desta igreja assenta numa pequena capela de igual denominação que, insuficiente para satisfazer as necessidades de culto da população, originou a edificação de um novo templo no segundo quartel do século XVIII, cuja construção foi dada como concluída em 1814.
Merece especial destaque a sua capela-mor e o seu corpo principal, por se tratarem de obras artisticamente valiosas pela talha pintada a azul e ouro.
Existem nesta freguesia a Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, no sítio da Vargem, sede da nova paróquia criada em 1960 e resultante da transformação que sofreu a capela aí existente. Destaca-se a porta lateral sul, obra manuelina, na Madeira só comparável ao portal norte da Alfândega do Funchal. No fecho daquele portal figura a máscara de Gil Eanes, seu construtor, ou de Pêro Enes, seu arquitecto, ambos reconhecidos pelo trabalho executado na Sé do Funchal. Para além deste templo, pode admirar-se a Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, cujas obras de construção se iniciaram em 1963 e a Igreja de S. Tiago, cuja paróquia foi criada em 1960, no sítio das Romeiras, sendo como seu patrono S. Tiago Menor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.