A felicidade após o resgate das crianças tailandesas

© DR

Todos os 12 rapazes e o treinador estão a salvo fora da gruta na Tailândia

Ao fim de 17 dias presos na gruta e sob ameaça de inundação, o grupo de 12 crianças e o treinador foram resgatados e estão a ser assistidos. A informação foi confirmada pela Marinha tailandesa.

Fonte: observador.pt

Desde líderes políticos a clubes de futebol, todos reagiram à operação de resgate que conseguiu retirar os 12 rapazes e um dos seus treinadores de dentro de uma gruta que ficou inundada na Tailândia. Passados os longos 18 dias, acabou o suspense sobre o futuro da equipa de futebol e as reações de felicidade vieram de toda a parte.

Nas imediações do sítio onde estava montada a base da operação de resgate juntaram-se centenas de pessoas para celebrar o sucesso da operação.

Outro dos grupos que festejaram efusivamente foi precisamente o grupo de mergulhadores da Marinha Real tailandesa que participou nas operações.


Fintou a morte duas vezes e viveu dez anos num templo budista. Quem é Ekkapol, o treinador, último resgatado da gruta na Tailândia

© DR — Facebook

Ekkapol foi o único sobrevivente de uma epidemia que dizimou a aldeia onde nasceu. Agora foi o último a sair da gruta tailandesa e ajudou a salvar os 12 rapazes da gruta tailandesa.
Na manhã de 23 de junho, Ekkapol Chanthawong terminou o treino de futebol dos juvenis do Moo Pa e levou toda a equipa a uma viagem de aventura: explorar a gruta de Tham Luang, uma das mais desafiantes e perigosas de toda a Tailândia, acompanhado com doze crianças com idades compreendidas entre os onze e os dezasseis anos. Nopparat Khanthavong, o treinador principal de 37 anos, não podia ir com eles porque tinha compromissos a cumprir nesse sábado de manhã, por isso passou a responsabilidade ao assistente. Não era a primeira vez. Mas havia a consciência do perigo. “Certifica-te que conduzes a bicicleta atrás dos miúdos para manteres os olhos neles. Cuida-te”, aconselhou Nopparat numa mensagem enviada através do Facebook ao ajudante de 25 anos.


Donald Trump reage a resgate: “Que momento bonito”

O presidente norte-americano Donald Trump já reagiu ao resgate dos jovens. No tweet publicado recentemente, congratula os Navy SEALs tailandeses pelo sucesso das operações de resgate. “Que momento tão bonito – todos a salvo, grande trabalho!”


Navy Seals pedem apoio para quem ainda está na gruta

Todos os Wild Boars estão fora da gruta, mas há quatro membros da equipa de resgate que ainda não saíram. São três Navy Seals tailandeses e o médico que, desde o início, estiveram com as 12 crianças. Na sua página de Facebook, os Navy Seals apelam a todos que continuam a demonstrar o seu apoio à equipa de resgate num momento em que a operação está prestes a chegar ao fim. Quando todos estiverem do lado de fora da gruta, as autoridades deverão fazer um balanço da operação. “À espera de mais quatro Navy Seals que têm estado a acompanhar as crianças. Por favor, enviem-lhes o vosso apoio”, lê-se na publicação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.