Estimativa rápida: setembro de 2020
Apesar das quebras menos pronunciadas que no mês anterior, o número de dormidas foi cerca de um terço comparativamente ao registado no mesmo mês de 2019.
Fonte: estatistica.madeira.gov.pt
De acordo com a estimativa rápida, em setembro de 2020, o setor do alojamento turístico deverá ter registado a entrada de 53,7 mil hóspedes e 265,4 mil dormidas, o que corresponde a variações homólogas de -58,4% e -65,9%, respetivamente (-59,7% e -70,9% em agosto, pela mesma ordem). De sublinhar que excluindo o alojamento local com menos de 10 camas, as dormidas do alojamento turístico apresentam um decréscimo de 66,9% relativamente a setembro de 2019, uma variação mais penalizadora que a verificada a nível nacional (-53,4%).
As dormidas de residentes em Portugal terão diminuído 17,3% (-19,1% em agosto) atingindo as 95,2 mil e representando 35,9% do total, enquanto as de não residentes terão decrescido 74,3% (-81,7% no mês anterior), situando-se em 170,2 mil. Os hóspedes entrados com residência no País terão sido 27,5 mil, o que se traduz num decréscimo de 10,9% (-5,1% em agosto) estimando-se os hóspedes não residentes em 26,2 mil (recuo homólogo de 73,3%, menos pronunciado que no mês anterior em que foi de 78,7%). No país, as dormidas de residentes terão diminuído 8,5% (-2,1% em agosto) atingindo 2,0 milhões e representando 57,2% do total, enquanto as de não residentes terão decrescido 71,9% (-72,0% no mês anterior), situando-se em 1,5 milhões.
Como é expectável, os principais mercados emissores de não residentes, ainda mantêm decréscimos expressivos em setembro. O mercado francês foi o que registou a quebra mais acentuada com -83,4% de dormidas (-82,8% em agosto), seguido do alemão com ‑71,8% (-71,3%). Já o mercado britânico mostrou alguma recuperação relativamente ao mês anterior (mais 26,2 mil dormidas que em agosto), embora ainda registe uma quebra de 69,6% (-83,9% no mês precedente).
Em setembro, 50,4% dos estabelecimentos de alojamento turístico terão estado encerrados ou não registaram movimento de hóspedes (50,6% em agosto). Porém, a hotelaria contabilizava, no mês de referência, 68,9% dos estabelecimentos com movimento de hóspedes (66,9% em agosto).