20.7 C
Funchal
Domingo, Agosto 14, 2022
Inicio Geral Sociedade Tom Moore, o veterano britânico de 99 anos que angariou milhões para...

Tom Moore, o veterano britânico de 99 anos que angariou milhões para o serviço de saúde

Aos 99 anos, Tom Moore, capitão britânico que combateu na II Guerra Mundial, sobrevivente de cancro, descreveu esta semana uma centena de voltas ao seu próprio jardim, numa iniciativa que lhe permitiu angariar mais de 12 milhões de libras, o equivalente a 13,7 milhões de euros, para o serviço público de saúde do Reino Unido. “O Sol brilhará outra vez”, clamou.

Fonte: rtp.pt
“Para todas aquelas pessoas que estão a debater-se com dificuldades neste momento: o Sol brilhará outra vez sobre vocês e as nuvens vão desaparecer”, afirmou o veterano britânico, envergando as suas medalhas de guerra, após completar o percurso a que se propôs.
“Temos todos de nos lembrar que sairemos disto no fim e vai ficar tudo bem. Pode levar tempo. No fim, estaremos todos bem outra vez”, insistiu, citado pela agência Reuters.

Moore apoia-se num andarilho para caminhar desde que fraturou a anca. Traçou para si a meta de cumprir por 100 vezes os 25 metros de um círculo em redor do seu jardim antes de perfazer 100 anos de idade, o que vai acontecer a 30 de abril.

A caminhada foi concluída com êxito na quinta-feira, o que inspirou milhões de britânicos, desde logo entre as Forças Armadas do país.Natural de Yorkshire, no norte de Inglaterra, o capitão Tom Moore esteve ao serviço, durante a II Guerra Mundial, na Índia, na Birmânia e em Sumatra.

Moore diz ter sido inspirado, para esta iniciativa de angariação de fundos, pela forma como foi tratado pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, onde recebeu tratamento para a fratura da anca e para um tumor.