Proteção Civil forma jovens para responder a situações de emergência durante a pandemia

Arrancou hoje a Semana da Prevenção “Galeão + Resiliente”, levada a cabo pelo Serviço Municipal de Proteção Civil do Funchal, que estará a decorrer até à próxima sexta-feira, dia 26 de fevereiro, em regime online, e que visa formar os mais novos para responder a situações de emergência.

Fonte: funchal.pt

Esta iniciativa surge no âmbito dos Núcleos de Proteção Civil (NPC), implementada desde 2016 pela Autarquia e que foi alvo de reconhecimento nacional, ao vencer o Prémio de Boas Práticas de Participação 2018, promovido pela Rede de Autarquias Participativas (RAP).

Este galardão foi a prova máxima da importância deste projeto inovador em Portugal, que vai ao encontro da Proximidade e Participação Cívica, dois pilares fundamentais de ação deste Executivo Municipal.

O programa, deste ano, da Semana da Prevenção terá por base o tema “Comunicação e Situações de Emergência”, em que no dia de hoje foi divulgado um vídeo com testemunhos de antigos alunos do NPC, com o objetivo de demonstrar a importância da informação na perceção do risco.

Foi ainda disponibilizada uma “newsletter” elaborada pelos participantes do NPC Jovem, tendo como tema principal “Riscos Naturais, Mistos e Tecnológicos” divulgando, assim, a informação pertinente a transmitir a outros alunos.

Durante a tarde de hoje, decorreu ainda uma sessão online sobre temáticas de Proteção Civil e Competências Pessoais e Sociais, com recurso a jogos em formato digital.

Este é o quarto ano consecutivo que o Serviço Municipal de Proteção Civil do Funchal em colaboração com a Escola B23 Dr. Eduardo Brazão de Castro, promove esta ação sendo que este ano, devido ao contexto pandémico, as atividades estão a decorrer no regime online.

O programa e as atividades podem ser seguidas através do seguinte sítio eletrónico, onde está ainda toda a informação necessária para a participação.

De referir que, todos os anos, a iniciativa promove um simulacro ou exercício interno no estabelecimento escolar, mas como não será possível, será divulgado amanhã um vídeo com os caminhos de evacuação na escola e os procedimentos a adotar nesta situação.

Na quarta-feira o dia será dedicado a ações de sensibilização, apostando nas temáticas de “Literacia do Risco” e “Suporte Básico de Vida”. Já na quinta-feira, o dia será dedicado aos docentes através do Campeonato de Professores pela Resiliência, que irá decorrer entre as 10h e as 23h59. Esta atividade terá o formato de “quizz” com opções de resposta múltipla a perguntas no âmbito da Proteção Civil e Competências Socioemocionais relevantes em situação de emergência.

Nesse mesmo dia será disponibilizado no mencionado sítio eletrónico e nas redes sociais um vídeo de uma visita virtual à central de comunicações da Companhia de Bombeiros Sapadores do Funchal.

Para terminar a semana, na sexta-feira, dia 26, está programado um vídeo referente a comunicações via rádio na Proteção Civil.

Em suma, este é um projeto que tem como objetivo último sensibilizar os alunos para importância de um cultura de segurança e mitigação de riscos, através da adoção de comportamentos responsáveis e adequados face a situações de emergência, tornando-os assim mais resilientes.