Petróleo abaixo dos 60 dólares em Londres

Barreira dos 60 dólares já não era ultrapassada desde outubro do ano passado.

Fonte: noticiasaominuto.com

Os preços do petróleo estão a negociar já abaixo do patamar dos 60 dólares, no mercado londrino, algo que já não acontecia desde outubro do ano passado. Em causa está o facto de os investidores estarem a prever um excedente da oferta e, por consequência, o preço desce.

De acordo com a Bloomberg, os preços da matéria-prima estão assim a reagir ao facto de a Arábia Saudita ter sinalizado que a produção poderá ter atingido um nível recorde, além das preocupações em torno de um aumento da oferta proveniente dos EUA.

Os futuros do Brent para entrega em janeiro recuam, assim, 4,4% para 58,88 dólares por barril, de acordo com dados do Investing.com.

Recorde-se que a tendência de queda dos preços do petróleo tem estado em curso desde que os EUA permitiram, no início deste mês, que alguns países continuassem a comprar petróleo ao Irão.

Também no início de novembro, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) alertou que que o mercado petrolífero pode vir a ter excesso de oferta no próximo ano.

Esta desvalorização da matéria-prima faz-se sentir por cá com a descida dos preços dos combustíveis. Na próxima semana espera-se que o gasóleo e a gasolina fiquem mais baratos, pelo menos, três cêntimos.