Nova rede de carregamento para veículos elétricos faz disparar utilização no Funchal

A instalação de 11 postos de carregamento para veículos elétricos, efetuada pela CMF, já começa a revelar toda a sua importância para a consecução dos objetivos estratégicos preconizados no nosso PAMUS – Plano de Ação para a Mobilidade Urbana Sustentável do Funchal.

Fonte: funchal.pt

A Câmara Municipal do Funchal instalou, no final de 2020, uma rede com 11 novos postos de carregamento para veículos elétricos no concelho, por ocasião da Semana da Mobilidade, num investimento cofinanciado de 90 mil euros, que resultou de uma candidatura ao Programa Operacional Madeira 14-20 (FEDER).

Entre os meses de outubro e janeiro, após o lançamento oficial, já se registaram 2.625 utilizações, ao mesmo tempo que a procura pelos dísticos da Tarifa Verde, um incentivo tarifário que a CMF atribui aos detentores de veículos 100% elétricos, para fins de estacionamento gratuito nos parcómetros, quase duplicaram.

Desde o lançamento da nova rede, os meses de dezembro de 2020 e janeiro de 2021 foram os que registaram um maior número de utilizações. Dos 11 postos de carregamento instalados, os mais concorridos em termos de abastecimentos situam-se na Rua dos Ferreiros, Rua Nova do Vale da Ajuda, Rua 31 de Janeiro e Avenida da Madalena. Quanto à utilização dos postos de carregamento, verificou-se que 95% das utilizações efetuou-se entre as 8h30 e as 19h30.

O tempo médio para o abastecimento é variável dependendo de vários fatores, nomeadamente o estado da carga da bateria e o tipo de veículo. A utilização dos postos de carregamento tem sido tendencialmente crescente, pese embora em janeiro se tenha observado um abrandamento nalguns postos, que estará relacionado com a aplicação das medidas de confinamento e do teletrabalho.