Dia Internacional dos Museus

O Museu Etnográfico da Madeira, situada na Ribeira Brava tem um programa a 18 de Maio para assinalar o Dia Internacional dos Museus com: visitas guiadas gratuitas | 14h30 e 15h30 Workshop “Pombinhas do Espírito Santo-Garantir o futuro da tradição” |10 h-12h30.
Para o público em geral. Sob o tema “Os museus como eixos culturais: O futuro das tradições”, os Serviços Educativos do MEM, decidiram promover um workshop, permitindo aprender os gestos e as técnicas, com Gorete Barros, natural da freguesia do Campanário, concelho da Ribeira Brava, uma das últimas detentoras de um saber fazer, único: a concepção das “Pombinhas do Espírito Santo”, em maçapão.
Atendendo a que é nesta época que têm lugar os rituais relacionados com o culto do Espírito Santo, e que alguns encontram-se em vias de extinção pela falta de jovens aprendizes, o museu procurou, desta forma, dar continuidade a esta tradição, de forma a garantir o seu futuro, salvaguardando o nosso património imaterial e a nossa Identidade Cultural.