Cemitério do Porto Santo fica aberto neste fim de semana

Na página do Facebook o Município de Porto Santo «informa que o Cemitério de Santa Catarina manter-se-á aberto nos dias 31 de Outubro, no dia 1 de Novembro “Dia de Todos os Santos”, e no dia 2 de Novembro “Dia de Finados”, no horário das 9 horas às 17 horas.
Considerando o agravamento da situação pandémica, o Município de Porto Santo estabeleceu regras excecionais de acesso e permanência no Cemitério municipal. Desta forma, as famílias dos entes queridos já falecidos, poderão prestar a sua homenagem, numa data tão importante, com as tradicionais visitas ao cemitério, no dia de Todos os Santos e no dia dos Fiéis Defuntos».
A entrada de pessoas no cemitério deverá ser feita através da entrada junto ao “portão velho” e a saída deverá ser feita pelo “portão pequeno” junto à Rua D. Estevão de
2 de novembro, os funcionários municipais estarão a prestar apoio e a controlar os acessos, por forma a evitar aglomerados no interior do cemitério.
A lotação máxima definida para a permanência no interior do Cemitério é de 50 pessoas;
Apela-se, a quem visite o cemitério, que se desloque apenas ao jazigo que pretende visitar e limite a circulação às atividades necessárias para o culto, limpeza e asseio da campa em causa.
Recomenda-se que as pessoas dos grupos mais vulneráveis (crianças, idosos, grávidas e pessoas com imunossupressão ou com doença crónica) não se desloquem ao cemitério.
A Câmara Municipal apela ao civismo de todos para que, na medida do possível, as visitas não sejam concentradas apenas no dia 1 de novembro, aconselhando a que sejam feitas ao longo da semana anterior, para que se possam ser realizadas as tarefas de limpeza e, assim, minimizar-se o tempo de permanência no cemitério, no dia de usual maior afluência, evitando ajuntamentos».
Foto: Município de Porto Santo.