Carro parado: Saiba como protegê-lo na fase de distanciamento social

A atual fase vivida pela sociedade é tudo menos normal pela pandemia de Covid-19, que obriga muitos dos cidadãos a ficarem em casa, deixando os seus automóveis parados durante muito tempo enquanto vigora o Estado de Emergência. No entanto, os veículos também necessitam de alguns cuidados para se manterem a 100% durante um período de paragem que, dependendo dos casos, poderá ser de semanas a fio.

Fonte: motor24.pt — Pedro Junceiro

Se uma grande parte dos componentes se desgasta pela utilização continuada, como os pneus, transmissão ou travões, a paragem prolongada também não é propriamente o melhor dos tratamentos para um veículo automóvel que, como a própria denominação indica, é feito para ser móvel.

As próprias regras de manutenção variam consoante os modelos e a sua idade, sendo que os mais recentes têm necessidades menores de manutenção nesta fase, ao contrário dos automóveis mais antigos que, como é sabido, compõem uma grande parte do parque automóvel nacional.

Algumas recomendações básicas sobre a manutenção do veículo neste período excecional.

Bateria

Garantidamente que um dos elementos que mais sofre com a paragem é a bateria, que pode descarregar com a sua inatividade durante muito tempo. Um dos conselhos mais úteis passa por desligar um dos bornes da bateria, o negativo, durante o tempo que estiver parado, garantindo dessa forma um pouco mais de ‘saúde’ à mesma. Convém ter em atenção que nos automóveis mais recentes, desligar a bateria implica também algumas problemáticas com o sistema elétrico, devendo respeitar o manual do utilizador do veículo. Além disso, o alarme também fica desativado.

Estacionamento

Não há grande volta a dar: se é para estar parado, tem de estar parado. Por isso, idealmente, a melhor solução seria ter um lugar num estacionamento ou garagem fechada, onde ficará menos exposto aos elementos climatéricos e até à hipotética possibilidade de ter o vírus presente nas suas superfícies. Ainda assim, se puder, deixe o veículo num local plano e afastado de árvores, de onde caem não só folhas, galhos e pólen, mas também dejetos de aves que as usam como pontos de paragem. Tente também não deixar o travão de parque (quando manual) puxado totalmente para cima. Mas apenas se a inclinação o permitir.

Pneus

Desgastam-se a circular, mas perdem propriedades quando parados. O maior risco prende-se com a eventual deformação por estarem muito tempo no mesmo ponto. Idealmente, encha os pneus antes de os deixar parados por muito tempo, ou até um pouco acima da pressão recomendada pelo fabricante. Uma vez que o veículo estará parado irá perder também pressão de forma natural. No caso de ter garagem, pode também empurrar o veículo uns centímetros para a frente e para trás para variar o ponto de contacto dos pneus com o piso.

Depósito

Aqui, a regra de não circular na reserva também se aplica por motivos vagamente semelhantes. Deve ter o depósito acima do ponto médio, para impedir que sedimentos e impurezas se formem com facilidade. Uma das exceções do Estado de Emergência é o abastecimento de combustível, pelo que pode aproveitar para fazê-lo antes de parar o seu companheiro de quatro rodas, também ele em isolamento social. Verifique também os níveis do óleo e do líquido de refrigeração e, no caso deste último, não use água para manter o nível correto

Regresso à marcha

Embora seja ainda um período repleto de incertezas, haverá um momento em que poderá recolocá-lo em marcha. Caso não tenha seguido alguns dos passos anteriores, verifique agora a pressão dos pneus e, caso tenha, um dispositivo para o efeito, verifique a carga da bateria. Seja como for, não force o sistema elétrico e desligue a climatização e sistema multimédia. Reveja os níveis do óleo e do sistema de refrigeração, observando também o chão por debaixo do veículo. Pingos no chão poderão significar fugas por tubagens ou conexões ressequidas. No arranque, mantenha o pedal da embraiagem pressionado (se for manual) e faça os primeiros quilómetros a ritmo muito moderado.