Câmara de Lobos mantém tradição de São João

Festa em honra do santo popular decorre na capela de Jesus, Maria, José sendo muito animada.

A capela de Jesus, Maria, José, localiza-se no sítio de Jesus Maria José, no caminho de São João, freguesia de Câmara de Lobos, tendo muito provavelmente, a exemplo do que aconteceu com outras, o seu orago, Jesus Maria José, ou Sagrada Família, estando na origem da denominação do sítio onde se encontra implantada.
No «Dicionário Corográfico de Câmara de Lobos, da autoria do Dr. Pedro Freitas, lê-se que «segundo os dados existentes terá sido esta capela mandada edificar na sua propriedade em 1693, por Sebastião Gonçalves Cordeiro e sua mulher Luzia de Ornelas e, dedicada no ano seguinte, a Jesus Maria José.As festividades em honra do seu orago, Jesus Maria José, ou mais precisamente em honra da Sagrada Família, têm lugar no segundo Domingo de Janeiro e vêm sendo celebradas desde a década de 40, altura em que a respectiva imagem foi adquirida. Se estas festividades existiam antes, terão sido em tempos suficientemente recuados para que a transmissão oral dessa prática se tivesse perdido, ou não chegasse a ficar registado na memória do seu actual proprietário. Para além disso, o único símbolo do orago até então existente era representado pela respectiva pintura gravada no retábulo, facto que naturalmente seria impeditivo da sua utilização em procissões como é regra no decurso deste tipo de solenidades.
Esta capela apresenta, no entanto, uma característica peculiar e que explica, o aparecimento de São João não só na toponímia local, como na origem de alguma confusão a propósito do seu orago.
Com efeito, apesar de não existirem dúvidas de que o seu orago é Jesus Maria José, esta capela possui uma imagem representativa de São João Baptista e ali, desde longa data, se celebram grandes festejos em sua honra, o que atesta a forte devoção da população das redondezas e explica o facto de São João ter ofuscado completamente o primitivo orago, até porque durante anos e anos e, até a década de 40, foi a única festividade celebrada.
Segundo a tradição popular, esta imagem de São João Baptista teria sido para ali transportada, tal como aconteceu com um sino e uma pia baptismal, de uma outra capela existente em Câmara de Lobos com a invocação de São João, ameaçada de ruína na sequência de um aluvião e onde a celebração dos festejos em sua honra assumiam grande significado».
Este ano a festa de São João Baptista vai decorrer no domingo dia 24 de Junho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.