Bom exemplo no combate à pandemia de Covid-19

Depois dos elogios recebidos de França como bom exemplo no combate à pandemia de Covid-19, belgas, espanhóis e um médico italiano destacam as boas medidas tomadas pelo Governo português. Em Espanha, até se fala da “grande quantidade de testes” feitos em Portugal e há quem diga que têm muito a “aprender” connosco.Há dias, um jornalista francês falava do aparente controlo da pandemia de Covid-19 que Portugal está a conseguir como “um mistério”, avançando diversas explicações, nomeadamente um factor geográfico por se encontrar na ponta da Europa, com apenas uma fronteira terrestre, precisamente com Espanha.
Como refere o site AEIOU «a televisão pública belga RTBF também concorda com aquela ideia, destacando que a localização de Portugal torna “mais fácil o controle das entradas no país”. O canal da Bélgica constata que Portugal parece estar a ser “muito menos tocado pela crise de Covid-19 que numerosos outros países europeus”, frisando que “tem 13 vezes menos mortes” do que Espanha, considerando a diferença populacional entre os dois países.
A RTBF refere que Portugal impôs medidas de confinamento e distanciamento social desde 13 de Março, quando ainda não tinha mortes e tinha apenas um número reduzido de infectados, considerando que avançou com as restrições de forma “antecipada” e mais prematura do que outros países, designadamente Espanha e Itália».