Arraiais animam freguesias madeirenses

© Sílvio Mendes

O último domingo de Setembro é assinalado na Madeira com a realização de festas religiosas com arraial em quatro paróquias.

No Campanário decorrerá um arraial que é dos mais conhecidos da nossa terra. Tem como centro a capela de Nossa Senhora do Bom Despacho e é caracterizado pela decoração do templo com açucenas apanhadas nas serras da Quinta Grande na manhã da sexta feira anterior aquele domingo o que se verificou no dia 28 deste mês com muita animação, como é habitual.
A celebração religiosa será no domingo a partir das 16 horas seguindo-se a procissão.
Na Calheta a festa é em louvor de Nossa Senhora dos Bons Caminhos cuja imagem se encontra num nicho no edifício da Santa Casa de Misericórdia da Calheta e onde funcionam os serviços administrativos da Câmara Municipal. A retirada da imagem para a igreja será feita na noite de sábado, dia 29 com procissão das velas às 20h30 seguida de missa. No domingo após a festa litúrgica, que se iniciará pelas 16 horas, haverá a procissão com a imagem de regresso ao seu local.
A paróquia da Assomada tem Nossa Senhora das Dores como sua padroeira e a festa é realizada no último domingo de Setembro. Este ano será no dia 30 com missa às 16 horas e depois a procissão percorrerá o trajecto dos anos anteriores.
No sábado 29 de Setembro na igreja da Assomada, às 18 horas será celebrada a festa do Santíssimo Sacramento, também seguida de procissão.
A bênção dos carros marca a festa de Nossa da Boa Viagem que terá lugar no domingo, dia 30, na capela com aquela invocação na paróquia do Amparo situada na freguesia da Ponta do Pargo. A missa principiará pelas 16 horas e depois há a procissão com as viaturas. A festa decorrerá apenas a nível litúrgico.
Diversos cantores e conjuntos darão mais alegria aquelas localidades no último fim de semana de Setembro mantendo-se assim tradições com muitos anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.