Aniversário da Associação Serras da Ilha

A Associação de Compartes Ilha Autêntica celebra no próximo dia 8 de agosto, o seu 21.º aniversário.

Na Casa de Abrigo do Pico Ruivo a comemoração terá a seguinte programação:

A partir das 12h30: Receção aos convidados pelo Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santana;
13h00: Almoço convívio (espetada regional);

Sessão comemorativa presidida pelo Presidente do Conselho Diretivo do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza.

Atuação Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santana.

A Associação de Compartes Ilha Autêntica,  conhecida por Associação Serras da Ilha, foi constituída no dia oito de  agosto de 2000 com a denominação de “Associação de Criadores de Gado da Freguesia da Ilha”.

Tem por objeto social a preservação sustentada do território, em que a intervenção vai ao encontro da melhoria de vida das pessoas, das empresas, do território e da preservação dos pressupostos que se entende de valor acrescentado, para a freguesia da Ilha, para o concelho de Santana e para toda a envolvência regional.

Até então, promoveu a abertura da Casa de Abrigo do Pico Ruivo; adquiriu e arrendou terrenos na freguesia da Ilha para exploração agrícola; promove a manutenção do espaço de agropecuária do Parque Temático da Madeira, através de protocolo com as Sociedades de Desenvolvimento do Norte da Madeira e a Direção Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, e promoveu a abertura de uma loja comercial denominada Mercear´ILHA, situada em Santana. Todas estas valências têm como propósito a criação de oportunidades de emprego para a fixação de pessoas no concelho, bem como a manutenção e preservação da nossa cultura e ruralidade.