A SEAT e o Grupo Sesé conectam-se através de drones

• Pela primeira vez em Espanha, duas empresas lançam um serviço de abastecimento de componentes com drones
• Os drones garantem a entrega das peças em apenas 15 minutos
• Esta inovação aumentará a eficiência e a flexibilidade da fábrica de Martorell

A fábrica da SEAT em Martorell é a primeira fábrica espanhola a receber componentes através de drones. De mãos dadas com o Grupo Sesé, a empresa automóvel tem um serviço pioneiro que ligará o centro logístico de Sesé, em Abrera, com a fábrica da SEAT em Martorell, utilizando drones.

O primeiro envio de peças em Espanha, entre os dois centros de produção, foi realizado oficialmente com a circulação de um drone que, a partir de agora, abastecerá as linhas de montagem da SEAT com volantes e airbags. O projeto piloto está a ser realizado sob a supervisão da Agência Estatal para a Segurança da Aviação (AESA) e continuará numa base experimental com várias circulações por dia.

A inclusão de drones irá melhorar a flexibilidade das linhas de produção, através da ligação de pouco mais de dois quilómetros que separam as duas instalações para o abastecimento rápido de peças just in time em apenas 15 minutos, um processo que agora é feito por camião e demora uma hora e meia. Desta forma, sempre que for necessária uma peça na linha de produção, a entrega será facilitada rapidamente, melhorando assim a eficiência.