Paróquia de Santo António vai homenagear Germano Gomes

No domingo 4 de Agosto na missa celebrada às 9 horas na igreja de Santo António irá ser prestada homenagem ao senhor Germano Gomes que durante muitos anos foi organista daquela igreja.
Durante a missa o coro da paróquia de Santo António interpretá músicas da autoria daquele organista nascido na freguesia da Serra de Água em 1931 e falecido no Funchal em 2004.

Foi organista, regente de coros e compositor de música sacra. Germano Gomes foi um músico amador e autodidata, reconhecido pelas suas actuações musicais em liturgias.
Desde muito jovem revelou aptidão musical e iniciou a sua prática no órgão da igreja, da sua paróquia: Serra de Água.

O padre Joaquim Roque Dantas, organista e compositor de música sacra, era padrinho de Germano Gomes e encaminhou-o para a formação musical.
Tinha 16 anos de idade quando recebeu as primeiras lições de música em piano, tendo abandonado estes estudos devido à distância que percorria, a pé, entre a Serra de Água e Estreito de Câmara de Lobos para frequentar as aulas. A partir dessa idade tornou-se autodidata.

Quando tinha dezoito anos, no ano de 1949 formou um grupo coral que tocou pela primeira vez na igreja da Serra de Água, numa liturgia em honra de São José. Entretanto iniciou o cumprimento do seu serviço militar, fixou residência no Funchal e casou-se com Maria Egídia do Patrocínio Gonçalves Tranquada Gomes.

Um dos seus filhos é o Dr. José Lino Tranquada Gomes, presidente da Assembleia Legislativa da Madeira.

No ano de 1957 Germano Gomes ingressou no quadro dos CTT. Nessa empresa foi convidado para dirigir grupo coral do Centro de Desporto, Cultura e Recreio, uma atividade que desempenhou até fevereiro de 2000.

Foram várias as iniciativas musicais em que participou no âmbito da música sacra tendo sido organista e dirigente dos coros das paróquias de São Pedro, São José, São João, Santo António e Visitação.

Germano Gomes compôs e escreveu a sua primeira missa em latim na década de 1970 e em 1999 compôs uma missa em honra de Santo António.