Filme destaca a emigração no Havai

© DR

Mais de 10 por cento da população do Havai (EUA) descende de portugueses, “uma realidade quase desconhecida” e que é o foco do novo documentário do realizador Nelson Ponta-Garça, que estreia dia 25 de setembro.
“Pouca gente imagina que existem tantos portugueses no Havai”, disse à Lusa o realizador açoriano radicado na Califórnia. A estimativa é de que “mais de 10%” da população do arquipélago, que totaliza 1,428 milhões de habitantes, seja lusodescendente.Com duração de 42 minutos, o documentário tem produção executiva da lusodescendente Marlene Hapai, diretora do Imiloa Astronomy Center, e inclui mais de 40 entrevistas, desde líderes comunitários ao comediante Frank De Lima e o cantor Glenn Medeiros.

A estreia do documentário coincide com a celebração dos 140 anos da chegada da primeira grande vaga de imigrantes portugueses ao Havai, que aconteceu a 30 de setembro de 1878 a bordo do navio SS Priscilla. A maioria dos imigrantes era proveniente da Madeira e dos Açores, chegou entre 1878 e 1913 e foi para o arquipélago, então reino independente, trabalhar em plantações da cana do açúcar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.