Artefactos da Festa – presépios tradicionais

© Sílvio Mendes

Até 15 de Janeiro de 2019 na sala de exposições temporárias do Museu Etnográfico da Madeira (MEM) está uma exposição denominada «Artefactos da Festa – presépios tradicionais» .
A armação do presépio ou lapinha, na época natalícia, constitui um ritual carregado de simbolismo. Revelando emoções, que se renovam anualmente, retrata a alma de um povo crente, que teima em preservar as suas tradições.
Na Madeira designa-se o presépio de lapinha, porque vulgarmente designa a lapa de Belém onde é figurado o nascimento do Menino Jesus. Procurando perpetuar um ritual simbólico, com tradição secular no nosso arquipélago, a exposição que o Museu Etnográfico da Madeira apresenta ao público, nesta festividade cíclica, a que o povo madeirense designa de “Festa”, tem como objetivo a divulgação do trabalho de diferentes artesãos madeirenses que, tradicionalmente, criam figuras e outros artefactos, nomeadamente os pastorinhos, ao arquinhos do Menino Jesus ou as casinhas de papel, que compõem os nossos presépios tradicionais de Rochinha ou de Escadinha.